Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A ESA e a ANTÁRCTIDA


A nossa escola participou no projecto LATITUDE 60, por isso tivemos o prazer de receber esta simpática mensagem directamente da Antárctida. Leiam com atenção e participem, vão ver que vale a pena.

Caros amigos da Antárctida e da Ciência Polar

Na sequência dos trabalhos do projecto LATITUDE60! temos mantido algumas actividades de divulgação científica relacionadas com as nossas actividades de investigação polar. Interessa-nos manter a ligação entre ciência e sociedade e continuar a promover a ciência polar junto das escolas. Neste sentido, venho convidá-los a divulgar junto dos vossos alunos, colegas e amigos o diário da campanha do projecto PERMANTAR-2, escrito em directo a partir da Antárctida.

No blogue do projecto PERMANTAR-2, poderão acompanhar o dia-a-dia das nossas actividades e enviar perguntas, às quais tentarei responder a partir da Antárctida. Gostaria que esta fosse mais uma forma de motivar os estudantes para a ciência e, talvez, um modo de enquadrar a ciência portuguesa no seio dos currículos escolares.

Lembro que as regiões polares são um foco de multi e interdisciplinaridade, pelo que podem facilmente lançar desafios aos estudantes para que façam pesquisas nas horas extra-escolares. Em disciplinas como a Geografia, Biologia, História, Inglês ou Francês, economia, entre muitas outras, poderão aproveitar para lançar desafios em torno de questões polares. As escolas que participarem mas activamente, receberão um DVD com um filme de 16 minutos sobre as actividades do nosso grupo de investigação na Antárctida e, algumas delas poderão ser visitadas por um cientista polar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

O Diário da Campanha Permantar-2 está em http://permantar2010-11.weebly.com

Fico então à espera da troca de ideias.

Um abraço antárctico desde a ilha Deception, num dia de muito vento, frio e neve,

Gonçalo Vieira

domingo, 9 de janeiro de 2011

Vamos Criar Bosques


Como é do conhecimento geral, é urgente replantar a nossa floresta/bosques. Cada um de nós pode ajudar a replantar os bosques/floresta do nosso país, para tal basta ter vontade e juntar-se ao movimento procurando informações em: http://criarbosques.wordpress.com/actividades/.
Não custa nada e nunca é demais lembrar que sem dinheiro há vida sem óxigénio, não! Atenção estamo-nos a referir à vida como a conhecemos...
Em casa estamos sempre a poluir, quanto mais não seja porque estamos constantemente a gastar energia eléctrica, se sairmos e plantarmos uma árvore, não só poupamos energia como estamos a dar mais uma hipótese à Mãe Natureza para restabelecer o equilibrio nesta nossa casa que é o Planeta Terra.