Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

domingo, 8 de maio de 2011

Dias Europeus do Sol 2011



De 1 a 15 de Maio O Sol Brilhará mais em toda a Europa, por um Futuro mais sustentável

Este ano os Dias Europeus Solares ocorrerão entre os dias 1 e 15 de Maio em 17 países Europeus, estando agendados mais de 5000 eventos.

Os Dias Europeus do Sol tiveram origem em 2002 na àutria onde se comemorou, pela primeira vez, “O dia do Sol”, rápidamente este evento se foi alastrando a toda a Europa transformando-se num projecto europeu organizado pela ESTIF (Federação Europeia da Industria Sola e Térmica) e pela EPI(Associação da Industria Europeia Fotovoltaica) e financiada pelo programa IEE( Energia Inteligente para a Europa) da Comissão Europeia.

Os Dias Europeus do Sol têm promovido com grande sucesso, a utilização de uma fonte de energia ilimitada (pelo menos à escala Humana), que se encontra à disponibilidade de todos, é grátis, serve para aquecimento e arrefecimento e também pode gerar energia eléctrica: O SOL

O mote deste ano é “ A independência energética segura da Europa, começa pela Energia Solar”

De 1 a 15 de Maio irão ter lugar mais de 5000 eventos nos 17 paises que aderiram ao projecto: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Suiça, Itália, Alemanha, Holanda, Républica Checa, Austria, Eslováquia, Hungria,Polónia, Dinamarca, Suécia e Noruega.

Para ter acesso a todos os dados relativos a este projecto europeu pode consultar o seguinte site: http://www.solardays.eu

Em Portugal é a APISOLAR (Associação Portuguesa da Insdustria Solar) que coordena os eventos e conta com o apoio dos seguintes parceiros: Direcção Geral da Energia e Geologia, Museu da Electricidade e Fundação EDP, QUERCU S e RNAE ( Associação das Agências de Energia e Ambiente).

Muitas Escolas e Municipios aderiram a estes dias especiais. Entre as inúmeras escolas que se juntaram ao evento destacamos as do Concelho de Óbidos, Proença-a-Nova, Valongo, Gavião, Seia e Sintra.

Os eventos são muitos, por exemplo: Largadas de Balões,distribuição de Flores Solares que dançam ( da autoria do artista Belga, Alexandre Dang), Ateliers de construção de fornos solares, Sessões de esclarecimento, Festival Solar III, Workshops de cozinhas solares, etc.

Para consulta dos eventos que se realizam/realizaram em Portugal consulte o site: http://diaseuropeusdosol.web.officelive.com/

Seja um Cidadão Europeu Interventivo, participe nos “European Solar Days”.

Escola Secundária de Amora, Marco Lopes 11ºpL