Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

sábado, 17 de setembro de 2011

Unir 100 países em 2012 para uma ação de Limpeza Mundial

Diversos tipos de grupos de voluntários de cerca de 100 países estão a preparar uma ação de Limpeza Mundial em 2012. O principal objectivo é recolher o lixo ilegalmente depositado e assim melhorar a consciência ambiental mundial
Rainer Nolvak, um dos principais promotores desta ação, de nacionalidade estónia e empresário tecnológico afirmou que “Esta ação não se destina apenas aos amantes da Natureza, destina-se a todo o Mundo que desperta para a realidade de que o desperdício é o recurso mais mal utilizado por toda a parte".
LIMPAR O MUNDO 2012 consiste em ações de um dia, realizadas nos países participantes entre 24 março e 25 de setembro de 2012.
Atualmente já há equipas a organizarem-se no Afeganistão, Albânia, Áustria, Bangladesh, Barbados, Benin, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Camboja, Chile, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos (San Francisco), Estónia, Finlândia, França, Gâmbia, Geórgia, Gana, Grã-Bretanha, Holanda, Índia (Nova Delhi, Hyderabad, Lucknow, Patna), Indonésia, Itália, Cazaquistão, Quênia, Kosovo, Lituânia, Libéria, Letónia, Macedónia, Marrocos, Moldávia, Nepal, Nigéria, Níger, Portugal, República Democrática do Congo, Roménia, Rússia, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Sérvia, Sri Lanka, Sudão, Tanzânia, Tailândia, Togo, Turquia, Ucrânia e Uganda.
A ideia surgiu depois da ação do movimento cívico “Let's Do It! Estónia”, que em 3 de Maio de 2008 se concretizou nesse pequeno país do Báltico, onde 50 000 pessoas recolheram 10 mil toneladas de lixo em cinco horas, limpando “todo” o país. A reportagem de vídeo sobre a ação difundiu-se e depois o modelo de limpeza num dia foi replicado em 15 países com resultados surpreendentes: um total de 2,4 milhões de participantes e uma taxa de participação de 4% a 14,7% (do total da população) por país aderente.
"Nós implementamos uma filosofia simples e muito prática de concretizar a limpeza: em vez de censurarmos os outros, procuramos estratégias para fazer evoluir positivamente as situações e convidamos os outros a participarem connosco", recomendou Nolvak.
Em 2012 a iniciativa visa unir os esforços dos voluntários de pelo menos 100 países, portanto, haverá espaço para muito mais pessoas aderirem.
Estas ações que têm sido realizadas, com sucesso, por pessoas dedicadas, voluntários de origens muito diferentes, mostram que cada um de nós pode fazer a diferença.
Este momento é uma boa altura para aderir. Um mundo livre de lixo é possível. A equipa de LIMPAR O MUNDO 2012 está a convidar todas as pessoas e todos os países, que desejem participar nestas Olimpíadas para o Mundo limpo, a juntarem-se a nós!

A ESA juntou-se a este movimento em 2010, mas teve uma participação muito fraca, vamos mudar e mostrar que também queremos um Planeta Limpo, não nos podemos esquecer que a Terra é a nossa Casa!
Para saber mais acede a http://www.AMOPortugal.org.

Junta-te à equipa da ESA, contacta o pessoal do Eco-Escolas (professoras Alexandra Figueiredo, Clarisse Sequeira ou Sandra Rocha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário